Se você tem um imóvel, sabe que uma das principais queixas de quem adquire um espaço próprio, seja ele comercial ou residencial, é a infiltração. Esse é um problema que, se não for solucionado assim que identificado, pode causar sérios danos na estrutura das edificações com o tempo.
Isso é perigoso porque coloca em risco a segurança das pessoas que moram ou frequentam a construção, portanto solucionar essa patologia não pode ser uma ação deixada para depois.
As ações do tempo provocadas pela chuva, tubulações antigas de água ou esgoto, e a umidade são os principais fatores que contribuem para o surgimento das infiltrações. Em um prédio, por exemplo, as corrosões podem ser mais danosas porque é mais difícil conseguir ter acesso ao que está causando a falha estrutural.
Além disso, quando a construção não é impermeabilizada apropriadamente, ou seja, quando o reservatório de água ou a laje não possuem uma camada protetora, e chega a época das chuvas, é comum que as vigas que estão diretamente em contato com o solo sofram com a umidade e, como consequência, isso causa danos severos. O mesmo acontece em relação aos canos de tubulações, que podem apresentar vazamentos e, com isso, despejar água por toda a construção.
No caso da impermeabilização da laje, como ela geralmente é exposta ao sol e a chuva, é importante utilizar um produto específico na superfície para evitar fissuras. É por esse motivo que contar com a ajuda de uma equipe especializada faz toda a diferença. Pois, quando temos profissionais à frente dos problemas, identificar a maneira adequada de lidar com eles fica mais fácil e assertivo.
Mas, afinal, o que pode indicar uma infiltração?
Alguns aspectos externos podem sinalizar que algo está errado com a construção. Além da chuva, da umidade e das tubulações antigas, outros fatores que indicam o surgimento desse tipo de problema são:
– Paredes mofadas;
– Pintura descascada;
– Manchas escuras e bolhas na superfície;
– Presença constante de mofo.
Se você observou qualquer um desses aspectos no edifício, é hora de chamar uma equipe especializada.
Alguns dos problemas mais comuns que podem ser consequência das infiltrações são a corrosão da armadura, que tem como recomendação um cobrimento mínimo de concreto; a carbonatação, que consiste na penetração de ar nos poros do concreto; e a lixiviação, que tem aspecto esbranquiçado e é muito encontrada em reservatórios de água e estações de tratamento que não foram bem impermeabilizados.
Existem soluções específicas para cada um desses tópicos observados acima. É por essa razão que você precisa de alguém com olhar técnico que aponte o que deve ser feito.
Como resolver o problema de infiltração?
Como mencionamos, o primeiro passo é entrar em contato com uma equipe especializada para que seja realizado um diagnóstico do que está acontecendo. A partir disso, com a identificação do problema, é possível buscar as melhores soluções para aumentar a vida útil do edifício ou do estabelecimento comercial em questão.
Entre as formas mais comuns de reverter a situação está a impermeabilização correta das superfícies. Protegendo as diversas áreas do condomínio, como lajes e reservatórios, é possível impedir o aparecimento de patologias, principalmente infiltrações. Isso garante a preservação da qualidade e da saúde dos moradores. Essa medida também é importante porque influencia diretamente na valorização do seu patrimônio.